Corinthians: O time começou a ter problemas no elenco, além disso, Tite tentou criar alternativas táticas para escalar Alex e Danilo juntos e o rendimento do time caiu, o time perdeu um pouco daquela confiança inicial no brasileiro e sacrificou gratas reveleções que vinham desempenhando um bom rendimento em campo (como por exemplo Willian). Mesmo tentando corrigir alguns erros recentes, os adversarios mais distantes já se encontram no campeonato e agora precionam o líder do campeonato.
Flamengo: A perda de Airton e a necessidade de encaixar Alex Silva no time, modificaram um pouco a sua forma de jogar. O parceiro de Willians no meio de campo fazia o papel de terceiro zagueiro por vezes, e com seu alto poder de cobertura, dava mais liberdade para os laterais e os homens de frente trabalharem com maior qualidade. Alex Silva é um zagueiro muito técnico, mas pouco veloz e não faz o mesmo papel tático que Airton exerce em campo.
São Paulo: O "Time dos contra-ataques" se mantém firme próximo aos líderes, com bons valores ofensivos, o time vem compensando sua irregularidade em casa conquistando pontos fora. O fato é que o maior pontuador da era dos pontos corridos se posiciona de forma perigosa aos olhos dos adversários que sabem que a qualquer momento, o clube paulista pode pular na frente e não largar mais a ponta, claro que hoje é algo pouco provável, pois, o campeonato deste ano está extremamente equilibrado.
Vasco: O clube cruzmaltino se mostra um candidato de certa forma inesperado na briga pelo título, muito pelo fato de já ter conquistado um título nacional este ano, de toda forma, o meio de campo muito técnico, com bons valores individuais e interessantes opções de banco impulsionam o time no campeonato brasileiro, ainda assim, o contra-ataque é a melhor arma da equipe. Destaque negativo para o ocorrido com o treinador da equipe carioca no ultimo domingo, FORÇA RICARDO GOMES!!!
Botafogo: Conseguiu montar um meio de campo muito competitivo, o elenco é melhor que o do ano passado quando já surpreendeu. O time utiliza muito bem seus jogadores de frente que são bem velozes no geral (com excessão a Loco Abreu). O fato é que o Botafogo pode surpreender este ano novamente, sonhando até com metas maiores que as conquistadas ano passado no segundo semestre.
Palmeiras: Dependente da bola parada, da solidez defensiva e dos poucos atletas diferenciados no elenco, o time de Felipão é talvez a maior supresa no topo de cima da tabela. Com uma proposta de jogo bem definida e com pouca variação, o time vem se superando no campeonato, perde pontos fáceis e ganha difíceis, não da muita margem para palpites sobre o seu futuro no campeonato, mas jugando pelo elenco, não deve ter aspirações maiores pra este ano, de toda forma, vem surpreendendo e pode continuar assim até o final do ano.
Cruzeiro: Têm na minha opinião um dos melhores jogadores do País, o argentino Montillo, completo e muitas vezes decisivo, é um diferencial na equipe mineira. O Cruzeiro tem um elenco um pouco mais modesto que o do ano passado, mas mesmo assim, o equilibrio do campeonato não nos deixa descartar a equipe de brigar por qualquer coisa na parte de cima da tabela. Joel têm excelentes jogadores de meio de campo e pode estruturar melhor a equipe neste segundo turno.
Inter: Com um dos melhores elencos do País, a posição na tabela chega a surpreender. Alguns compromissos internacionais atrapalharam um pouco a equipe no campeonato, mas isso não é desculpa pela distancia que se encontra dos líderes, entretanto, estando a 10 pontos do líder e tendo um turno inteiro para dispultar, a chegada do colorado na briga dos líderes não pode surpreender ninguém.
Santos: Ao contrário da maioria, eu não descartaria o Santos na briga pelo título, é extremamente dificil, mas a qualidade da equipe é indiscultivel, e a "emboleira" na ponta de cima da tabela pode facilitar uma arrancada santista no 2º turno, os próximos 5, 6 jogos vão dizer com mais clareza qual vai ser o futuro da equipe no campeonato.