segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Apenas na metade...





Esquecendo essa baboseira de "Campeão do 1º Turno" e indo direto ao assunto, ou seja, os clubes em destaque neste momento...


Corinthians: O time começou a ter problemas no elenco, além disso, Tite tentou criar alternativas táticas para escalar Alex e Danilo juntos e o rendimento do time caiu, o time perdeu um pouco daquela confiança inicial no brasileiro e sacrificou gratas reveleções que vinham desempenhando um bom rendimento em campo (como por exemplo Willian). Mesmo tentando corrigir alguns erros recentes, os adversarios mais distantes já se encontram no campeonato e agora precionam o líder do campeonato.


Flamengo: A perda de Airton e a necessidade de encaixar Alex Silva no time, modificaram um pouco a sua forma de jogar. O parceiro de Willians no meio de campo fazia o papel de terceiro zagueiro por vezes, e com seu alto poder de cobertura, dava mais liberdade para os laterais e os homens de frente trabalharem com maior qualidade. Alex Silva é um zagueiro muito técnico, mas pouco veloz e não faz o mesmo papel tático que Airton exerce em campo.


São Paulo: O "Time dos contra-ataques" se mantém firme próximo aos líderes, com bons valores ofensivos, o time vem compensando sua irregularidade em casa conquistando pontos fora. O fato é que o maior pontuador da era dos pontos corridos se posiciona de forma perigosa aos olhos dos adversários que sabem que a qualquer momento, o clube paulista pode pular na frente e não largar mais a ponta, claro que hoje é algo pouco provável, pois, o campeonato deste ano está extremamente equilibrado.

Vasco: O clube cruzmaltino se mostra um candidato de certa forma inesperado na briga pelo título, muito pelo fato de já ter conquistado um título nacional este ano, de toda forma, o meio de campo muito técnico, com bons valores individuais e interessantes opções de banco impulsionam o time no campeonato brasileiro, ainda assim, o contra-ataque é a melhor arma da equipe. Destaque negativo para o ocorrido com o treinador da equipe carioca no ultimo domingo, FORÇA RICARDO GOMES!!!

Botafogo: Conseguiu montar um meio de campo muito competitivo, o elenco é melhor que o do ano passado quando já surpreendeu. O time utiliza muito bem seus jogadores de frente que são bem velozes no geral (com excessão a Loco Abreu). O fato é que o Botafogo pode surpreender este ano novamente, sonhando até com metas maiores que as conquistadas ano passado no segundo semestre.

Palmeiras: Dependente da bola parada, da solidez defensiva e dos poucos atletas diferenciados no elenco, o time de Felipão é talvez a maior supresa no topo de cima da tabela. Com uma proposta de jogo bem definida e com pouca variação, o time vem se superando no campeonato, perde pontos fáceis e ganha difíceis, não da muita margem para palpites sobre o seu futuro no campeonato, mas jugando pelo elenco, não deve ter aspirações maiores pra este ano, de toda forma, vem surpreendendo e pode continuar assim até o final do ano.

Cruzeiro: Têm na minha opinião um dos melhores jogadores do País, o argentino Montillo, completo e muitas vezes decisivo, é um diferencial na equipe mineira. O Cruzeiro tem um elenco um pouco mais modesto que o do ano passado, mas mesmo assim, o equilibrio do campeonato não nos deixa descartar a equipe de brigar por qualquer coisa na parte de cima da tabela. Joel têm excelentes jogadores de meio de campo e pode estruturar melhor a equipe neste segundo turno.

Inter: Com um dos melhores elencos do País, a posição na tabela chega a surpreender. Alguns compromissos internacionais atrapalharam um pouco a equipe no campeonato, mas isso não é desculpa pela distancia que se encontra dos líderes, entretanto, estando a 10 pontos do líder e tendo um turno inteiro para dispultar, a chegada do colorado na briga dos líderes não pode surpreender ninguém.


Santos: Ao contrário da maioria, eu não descartaria o Santos na briga pelo título, é extremamente dificil, mas a qualidade da equipe é indiscultivel, e a "emboleira" na ponta de cima da tabela pode facilitar uma arrancada santista no 2º turno, os próximos 5, 6 jogos vão dizer com mais clareza qual vai ser o futuro da equipe no campeonato.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ajoelhe-se para Messi...


O incrível poder de decisão de Messi impressiona. O Craque argentino mostrou mais uma vez que em um time bem estruturado é realmente acima da média.

Decisivo nos dois jogos, Messi já chegou um patamar em sua carreira, onde não necessita mais participar do jogo a todo momento. Claro que sua equipe o ajuda muito nisso, mas a mesma, joga em função do argentino à algum tempo.

O 'Camisa 10' tem muita liberdade para circular pela zona ofensiva, volta ao meio de campo para trabalhar a bola com os meias, cai nas pontas invertendo de posição com Pedro e Villa esporadicamente, tudo isso sempre variando muito seu posicionamento em campo e dificultando a marcação adversária.

Contra um Real Madrid extremamente ligado e pegador (e Pepe sempre violento) nos dois jogos, onde até mesmo Cristiano Ronaldo se disponibilizava a marcar, o Barcelona demonstrou tranquilidade nos 180 minutos de decisão, não perdeu a calma nunca, é realmente uma equipe muito segura de si, e ciente de como se comportar dentro de campo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Brasil x Alemanha...




Um dos maiores clássicos do mundo têm ambas as equipes com jovens valores começando sua história na seleção.

Sempre excelentes nos fundamentos e nas jogadas de bola parada, a tradicional Alemanha têm uma nova geração de jogadores surgindo, sendo eles mais velozes e técnicos.
Comandados por Joachim Low, está nova geração encantou e surpreendeu à muitos na Copa do Mundo, demonstrando que o futebol alemão passa por uma nova fase, onde adquiriram mais mobilidade e agressividade.
Ao contrario dos brasileiros, a seleção européia não vêm com pressão alguma para o jogo, mas nem por isso, encaram o jogo como um "amistoso" ou "teste".

*Destaque para Mario Götze (na foto inicial), o jovem de 19 anos é um dos destaques do atual campeão alemão, o Borussia Dortmund.


Pelo lado do Brasil, a típica pressão dos veículos de comunicação e da torcida sobre o técnico Mano Menezes, somados aos recentes maus resultados, já proporcionam uma nova discussão sobre um possível outro treinador e contestação de vários dos convocados.
Mano, se vendo pressionado, modifica muito a equipe em busca de resultados e deixa um pouco de lado o "projeto olímpico" e a preparação da futura equipe para a Copa de 2014.

*Destaque para Neymar (que é dúvida para hoje), o jovem santista é a principal arma ofensiva do time brasileiro.

Espera-se por um bom jogo, o Brasil certamente terá um pouco mais de cautela pela responsabilidade maior que traz , mesmo assim, num campo em boas condições e com jogadores de qualidade, vai provavelmente se portar melhor do que na Copa América, muito por enfrentar uma equipe de grandeza parecida e que sairá para o jogo sem ter tanto respeito ou medo.

domingo, 7 de agosto de 2011

Análise - Líderes do Brasileirão...






O Brasileirão 2011 já percorreu mais de um terço do seu caminho. Conseguimos ter um parâmetro melhor de quem briga pelo que, mas é claro que muito coisa pode acontecer e surpresas podem pintar daqui para a reta final do torneio.


Flamengo - O novo líder do campeonato vem crescendo cada vez mais. Ronaldinho e Thiago Neves cada estão mais entrosados e decisivos, e vem levando o time a uma sequencia de resultados incríveis. Destaco também Willians e Airton que protegem a defesa do Flamengo muito bem e dão o suporte necessário para que a equipe jogue um futebol competitivo dentro ou fora de casa.



Corinthians - Com um jogo a menos, o Corinthians aparenta ter perdido um pouco da sua força inicial, mas era quase que evidente que a sequencia de vitórias do time era algo muito difícil de ser mantido. A equipe continua muito bem armada, com sua marcação forte e saída rápida para o ataque, têm excelentes opções ofensivas, além de ser muito forte em casa.



São Paulo - Com um time extremamente veloz, o São Paulo ainda não encontrou o seu estilo de jogo completamente. Entretanto, têm jovens promissores e consegue resultados inesperados (de certa forma) fora de casa, o que vem lhe mantendo na ponta da tabela e tornando-se o seu diferencial dentro do campeonato até aqui.



Vasco - Por ser o atual campeão da Copa do Brasil, muitos imaginavam que relaxaria no brasileiro, mas isso não ocorreu. Com boas opções ofensivas e uma dupla de zaga sólida, o time vêm se mantendo próximo dos líderes sem perder contato. Ricardo Gomes tem o grupo na mão e precisa apenas tentar minimizar os pontos perdidos dentro de casa pra se consolidar completamente como candidato ao título de 2011.




Palmeiras - Com as características marcantes de Felipão, o aguerrido e trabalhador Palmeiras vem se mantendo entre os primeiros colocados com louvor. O problema é sua limitação técnica em alguns momentos, quase todos os seus jogos são difíceis e disputados, equilibra seus jogos muito na base da raça. Seus pontos fortes são a bola parada, sua defesa sólida e seu atacante acima da média Kléber. Além disso, com o atual retorno de Valdívia, a tendencia da equipe é de crescimento no campeonato.

Espera-se que equipes de qualidade como Santos, Inter e Cruzeiro encostem no pelotão da frente. Porém essa tendência pode não se confirmar com todos, pois a distancia já está se tornando um tanto grande e os principais líderes do torneio não demonstraram ainda uma queda acentuada em seu futebol.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Velocidade x Categoria...




O "futebol moderno" é caracterizado pela velocidade, preparo físico, distância percorrida, força física, resistência física e a parte técnica vai ficando cada vez mais em segundo plano pra grande parte dos treinadores, mídia e espectadores.

Na verdade é uma evolução até que natural do futebol, levando-se em conta que em outros esportes, a condição física dos atletas vem melhorando acentuadamente com o passar dos anos.

Mas o futebol não é um esporte "100% físico", a técnica sobressai muito em todas as posições. Não só a técnica do passe e do drible, como também o desarme, o domínio da bola, a visão de jogo, a finalização e outras características marcantes deste esporte, que exigem um nível de técnica particular para todos os fundamentos.

A técnica no futebol vem perdendo espaço mesmo com jogadores altamente técnicos demonstrando seu valor em campo.

Os casos de Alex (Fenerbahçe), Rivaldo, Ganso, Danilo (Corinthians) entre outros, são os mais clássicos. Por serem lentos, cobra-se deles uma participação, um dinamismo e uma movimentação que não faz parte das características desses atletas.

Hoje prefere-se muito mais jogadores que aliam técnica e velocidade como Messi, Neymar, Montillo e C. Ronaldo à jogadores mais lentos, mas com uma técnica muito superior aos demais. Claro que jogadores com essas duas características é muito interessante, mas até mesmo eles ficam sobrecarregados em determinados momentos quando na sua equipe não se encontra alguém com mais lucidez em campo (um bom exemplo disso é Messi na seleção Argentina).

Um atleta que conseguiu vencer esse confronto contra a "velocidade moderna" sem ser praticamente questionado foi Zidane, sua técnica era tão apurada que ele se destacava em praticamente qualquer posição do meio de campo.

Outro excelente exemplo de jogadores lentos que dão grande retorno para a equipe, é a dupla de meio campistas do Barcelona, Xavi e Iniesta, que tecnicamente estão muito acima dos demais da posição hoje em dia. Isso só comprova que jogadores extremamente técnicos e lentos ainda têm muito espaço no futebol, e não podemos rotular e criar preconceitos com os mesmos, pois assim, estamos ajudando a "matar a técnica" no esporte.

Apesar de toda essa evolução do esporte, um time bem estruturado pode sim, aliar jogadores velozes, e técnicos e traduzir isso em retorno para a equipe e no final o "futebol agradece".