quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O São Paulo e Adilson Batista...

Ao contrário do que muitos torcedores pensam, Adilson sempre foi um treinador marcado pela Ofensividade de seus times, e isso ainda não mudou.


Sua melhor passagem como treinador foi pelo Cruzeiro, um time que valorizava muito a posse de bola e tinha o habito de fazer sempre muitos gols.

O time jogava num 4-4-2 e seu meio-campo tinha o desenho de um losângulo. Adilson escalava 3 volantes com muita qualidade no passe, e essa foi sua principal marca como treinador no time mineiro.



Carpegiani


Recapitulando um pouco, e falando sobre o antecessor de Adilson, o São Paulo de Carpegiani jogava no 4-2-3-1 (atual tática da moda), mas variava muito para o 3-4-3.

O treinador foi pioneiro ao utilizar Dagoberto como a referência do time, mas como já é da característica do jogador, o Camisa 25 não guardava posição na área e sua mobilidadeconfundia muito as defesas adversárias. O time era muito ofensivo e tanto fazia quanto tomava muitos gols, também perdia muitos jogos e empatava pouco.



Adilson Batista


O atual São Paulo de Adilson têm um meio-campo com 4 jogadores que jogam em linha (ao melhor estilo europeu), e apesar da recorrente reclamação da torcida sãopaulina sobre o excesso de volantes do time, apenas 2 volantes realmente existem na formação e, ainda assim, nenhum deles é um Cabeça de Área (ou 1° Volante) por natureza ou função.


Casemiro (o jovem mais criativo da equipe) e Cícero (o meia mais versátil do elenco), jogam bem abertos pela direita e esquerda respectivamente, completando assim, a linha dos 4 jogadores de meio.


Na frente, Lucas e Dagoberto ficam mais avançados e isso dá ao time muita mobilidade evelocidade, mas o ataque peca muito pelo alto numero de chances de gol perdida e pela pouca presença de área da dupla de ataque.


No geral, a equipe tem um meio de campo bem leve (como é de tradição de Adilson), com rápida transição para o ataque e volantes participativos nas jogadas ofensivas, mas tem dificuldades em vencer retrancas e trabalhar a bola por muito tempo com qualidade.


Justificando assim, a principal característica do time de ser muito bom principalmente em jogos onde tem a possibilidade de contra-atacar com frequencia, ou seja, jogos fora de casa.


Apenas a entrada de Rivaldo muda essa característica tão marcante do time, mas também muda a forma do time jogar quase que completamente em campo.




Luís Fabiano


A volta de Luis Fabiano pode modificar a forma do time jogar novamente.

Apesar do Camisa 9 não ter dificuldades em se adaptar a atual formamação de Adilson, apresença de área que o jogador pode oferecer ao time, daria ao treinador a possibilidade de montar um time diferente em campo.


Provavelmente Cícero (ou Carlinhos) sairía do time. Dagoberto tem a tendência de cair muito pela esquerda e Lucas pela direita. Casemiro pode ser centralizado (como nos tempos de Carpegiani), formando assim a linha de 3 'meias' a frente dos 2 volantes, e o time voltaria a jogar no 4-2-3-1.


Mas pode-se também ocorrer a manutenção da formação atual (o atual "4-4-2 europeu"), mudando-se apenas as peças de lugar.


Lucas seria deslocado para a meia direita e Casemiro migraira para a meia esquerda. Luis Fabiano e Dagoberto fariam a dupla de ataque convencional.




Formações, funções e teminologias a parte, o São Paulo parece estar muito bem servido de opções para essa Reta Final de Brasileirão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário